Por que é a visibilidade importante? Porque as pessoas trans e não-binárias ainda são invisibilizadas em todas as áreas da vida pública: em leis e regulamentos (escolares, desportivos…), nas produções midiáticas e culturais, no ensino e no trabalho, entre outros. Mesmo quando as pessoas trans são representadas, muitas vezes é de uma forma estereotipada, binária, segundo uma cisnormatividade na qual grande parte da nossa comunidade não se revê.
Assim, a visibilidade importa, mas ao mesmo tempo pode ser perigosa. A nível individual, ser visível enquanto pessoa trans e/ou não-binária, é um risco e exige não só coragem mas condições sociais de segurança para o fazer. Por isto é que a exposição midiática e nas redes sociais não é assim tão fácil para as pessoas trans e/ou não binárias. Se hoje apelamos às pessoas trans e/ou não binárias para mostrarem a sua identidade trans orgulhosamente, também sabemos que nem todes nós estamos nas circunstâncias que permitem fazê-lo de forma segura. Àqueles que não podem sair do armário, por completo ou em certos aspectos da sua vida, nós apoiamo-vos, vocês são uma parte legítima da comunidade e família trans e não-binária.
Além do mais, queremos afirmar hoje que a visibilidade, para além de ser algo ambivalente para as pessoas e/ou não-binárias, não pode ser o nosso único objetivo ou estratégia. Não queremos (apenas) ser visíveis, mas precisamos de direitos para es menores, recursos para pessoas e organizações trans e não-binárias, espaços comunitários e cuidados de saúde seguros, gratuitos, de qualidade e despatologizados… e muito mais!
A comunidade trans e não-binária é diversa e precisa de ser visível e de ver a sua diversidade respeitada: por isso apelamos à nossa família trans e não-binária para partilhar as vossas mensagens com a hashtag #TransEVisível.
Relembramos também que a identidade trans é definida pela não identificação com o sexo atribuído à nascença. Nós não discriminamos com base na identidade de género ou falta da mesma, nem com base nas transições (ou não!) médicas ou sociais de cada pessoa. Se não te identificas com o sexo que te foi designado à nascença, sente-te à vontade para usar o nosso filtro, para te juntares à sessão de Zoom de hoje em parceria com o GRIT e para participar na nossa campanha #TransEVisível.
Usa o nosso filtro e tira uma foto com a tua mensagem para este dia e com a hashtag #TransEVisível!
#TransEVisível
31 de março é o Dia da Visibilidade Trans: Sejamos visíveis!


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *